O que é hospedagem em cluster? Como configurá-lo para o seu web hosting?

Clustering web hosting é a última tendência na indústria de hospedagem, onde o cluster de vários servidores substituiu um único servidor dedicado na hospedagem dos sites.

O principal benefício de ter uma configuração de cluster é minimizar o impacto de um tempo de inatividade do negócio. Mesmo que um servidor falhe, ter outros servidores para ocupar o seu lugar, ajuda a manter os sites e o correio online.

Hoje, veremos as principais vantagens do cluster de hospedagem na web e como podemos configurá-lo para seus servidores.

Quais são os benefícios do hospedagem web em cluster?

Ter múltiplos servidores é útil para proporcionar maior confiabilidade e desempenho aos sites. Mesmo depois de configurar um cluster, podemos facilmente adicionar e remover servidores dele, quando necessário.

Além desses recursos de escalabilidade e flexibilidade fornecidos por um web hosting em cluster, ele também garante um melhor balanceamento de carga em vários dispositivos e alta disponibilidade de serviços mesmo em caso de falha de um nó.

Ao eliminar todos os pontos únicos de falha e fornecer redundância suficiente , o web hosting de cluster ajuda a hospedar grandes sites e a lidar com o tráfego máximo , de uma maneira tolerável a falhas .

Para sites que manipulam grande quantidade de dados, vários bancos de dados e servidores web são necessários para garantir 99,99% de tempo de atividade . Durante a manutenção e atualizações também, esta configuração em cluster ajuda a evitar um tempo de inatividade.

Como há vários servidores que hospedam o mesmo conteúdo em hospedagem em cluster, esta configuração pode se beneficiar do poder de processamento dos vários servidores no sistema.

Com um adequado planejamento de recursos e distribuição de sites entre os vários nós de maneira eficiente, o web hosting de cluster também ajuda a garantir uma melhor utilização de hardware de sua infraestrutura, como o espaço de armazenamento.

Quais são os clusters multi-servidor oferecidos pelo cPanel?

Muitos painéis de controle de hospedagem na web, como o cPanel, o Plesk e o InterWorx, oferecem habilidades de cluster para o serviço de DNS, banco de dados, servidores da Web e gerenciamento de configuração.

A partir da versão 11.56, o cPanel oferece Cluster DNS para alta disponibilidade e Cluster de Configuração para facilitar o gerenciamento do servidor. Aqui estão os detalhes:

Cluster de DNS

DNS sendo o serviço-chave com base em qual outros serviços, como operações de web e correio, um tempo de inatividade para DNS pode afetar a disponibilidade de outros serviços também.

O protocolo DNS requer que um domínio tenha pelo menos dois servidores de nomes. Isso é para garantir que, mesmo que um servidor de nomes desça, haverá outro para manter o domínio on-line.

No entanto, em uma configuração padrão do cPanel, esse requisito de redundância não foi cumprido. Sim, cPanel aloca dois servidores de nomes para cada domínio, mas ambos os servidores de nomes estarão no mesmo servidor físico, o que derrota a finalidade dos servidores de nomes redundantes.

Para servidores que executam com cPanel / WHM como o painel de controle, o cPanel possui um recurso de cluster de DNS . Ao configurar os servidores de nomes em diferentes servidores do cluster, evitamos o tempo de inatividade do site devido a falhas no serviço DNS.

 

O cluster NS dirige o correio para o backup do cluster MX-cPanel multi-server

 

Quando configuramos os clusters DNSONLY, maximizamos a eficácia e a segurança do cluster:

  • Configurando os servidores de nomes em locais geográficos separados para fins de redundância
  • Fazendo todos os servidores de nomes “mestres” para reduzir os atrasos de atualização do DNS entre eles
  • Protegendo o cluster contra envenenamento de cache e outros ataques

Conjunto de configurações (somente para atualizações do cPanel)

Quando você possui vários servidores, fazer login em cada um deles para gerenciamento de clientes ou administração de servidor pode rapidamente ficar cansativo. Isso levou muitos proprietários do cPanel a solicitar um sistema de gerenciamento de configuração central, o que os ajudaria a gerenciar e atualizar vários sistemas a partir de um único local.

Como primeiro passo, “Clusters de Configuração” foi lançado no cPanel v11.44. A partir do v11.56, o recurso Cluster de Configuração pode ser usado para gerenciar as configurações de atualização do cPanel em vários servidores.

Ele permite que os provedores de hospedagem VPS gerenciados, provedores de hospedagem dedicados ou hosts compartilhados com vários servidores implementem uma política de atualização uniforme a partir de um único “servidor mestre”.

Sim, alterar as preferências de atualização não é algo que você faz diariamente, mas esse recurso é mais como um demonstrador de tecnologia agora, com mais configurações para serem incluídas mais tarde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *