Gerencie vários projetos WordPress sem conflito de software – Veja como fizemos isso

Sendo o mais popular CMS para sites, WordPress desenvolvimento e gestão tem um papel importante na maioria dos negócios online.

Muitas vezes, as empresas de desenvolvimento teriam de gerenciar vários projetos WordPress. Um único desenvolvedor ou uma equipe de desenvolvedores poderia gerenciá-los.

Gerenciando vários projetos WordPress – Os obstáculos!

Não é fácil gerenciar vários projetos WordPress. Projetos diferentes têm diferentes requisitos de aplicativo e da Web. Enquanto alguns usam o MySQL, outros usam o MariaDB como servidor de banco de dados.

Mesmo a versão de aplicativos da Web pode variar com o projeto. Por exemplo, o WordPress mais recente requer a versão 5.6 do PHP, mas pode haver algumas instalações herdadas que são executadas em versões antigas do PHP.

Esses diferentes softwares e versões de aplicativos podem entrar em conflito se executarem na mesma instância do servidor. Portanto, cada projeto requer seu próprio ambiente de desenvolvimento.

Enquanto VPS instâncias podem ser usadas para manter esses ambientes de projeto, é um processo muito demorado para configurar tantas instâncias VPS com os aplicativos necessários.

Além disso, alocar uma instância VPS para cada projeto WordPress não é uma estratégia de custo-benefício, devido ao desperdício de recursos envolvidos.

Isso é onde os recipientes de Docker se apresentam como um benefício para economizar tempo e esforço de desenvolvedores e engenheiros de DevOps que configuram os ambientes de projeto.

Como o Docker ajuda a gerenciar vários projetos do WordPress

No Docker, todo o projeto WordPress pode ser embalado em contêineres. Aplicações como PHP, MySQL, NginX / Apache, etc estão instalados nestes contentores Docker.

As imagens do Docker ajudam a criar contêineres com ambientes WordPress que são a réplica exata do projeto ao vivo. Tudo, desde o código até a aplicação, está disponível neste pacote.

 

Gerenciando vários projetos do WordPress com Docker

Vários projetos do WordPress usando contêineres Docker

 

Usando ferramentas Docker, esses contêineres podem ser criados em poucos segundos ou minutos. Assim, as cópias do projeto WordPress podem ser geradas em nenhum momento.

Como resultado, os desenvolvedores que gerenciam vários projetos do WordPress não precisam desperdiçar seu tempo esperando que o ambiente seja configurado para seus propósitos de desenvolvimento.

Um único servidor físico pode armazenar vários contentores Docker, conseguindo assim uma elevada densidade de servidores e uma melhor utilização de recursos.

Como cada projeto do WordPress é empacotado em um conjunto de contêineres, não haverá conflitos entre versões diferentes, o que geralmente pode acontecer em uma instância de servidor.

Como replicar ambientes de projeto usando Docker

Manter vários projetos WordPress usando recipientes Docker é tão fácil quanto editar algumas linhas em um arquivo Docker compor.

Na EmanuelSites, mantemos um repositório interno de imagens protegidas e protegidas para diferentes aplicações e versões do WordPress.

Para configurar um ambiente de projeto WordPress, a versão do WordPress, PHP e MySQL versão, etc precisam ser atualizados neste arquivo Docker compor.

Um exemplo de arquivo Docker compor seria:

 

Docker compôr arquivo

Docker compôr arquivo

A simplicidade ea facilidade de gerenciamento reside no fato de que a criação de cada projeto do WordPress é tão fácil quanto a atualização deste arquivo ea instalação.

Por exemplo, para um projeto com PHP 5.6 e WordPress 4.2, o arquivo só tem que ser atualizado com estes números de versão e, em seguida, instalado usando ‘ estivador-compor-se ‘.

Se um projeto requer PHP 5.5 ou MariaDB, tudo o que você precisa é atualizar esses detalhes neste arquivo. Esses aplicativos serão recuperados do nosso repositório de imagens e instalados.

Embora nós começamos com Docker em um par de projetos, logo adotamos isso em todos os nossos projetos WordPress. Como resultado, poderíamos economizar muitos recursos de servidor.

Os contêineres Docker são clonados sempre que um projeto chega e não há necessidade de desperdiçar um VPS inteiro ou instância de servidor para um projeto.

Em resumo..

Hoje nós vimos como Docker ajuda a gerenciar vários projetos WordPress facilmente. Montar a raiz do documento no contêiner e importar o banco de dados são passos que seguem a instalação.

A tarefa mais importante é manter o repositório de imagens dos contêineres do Docker atualizado, com as versões relevantes do WordPress e aplicativos protegidos e corrigidos.

Se você gostaria de ter um website em wordpress, nós estaríamos  felizes em falar com você.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *