Como resolver WordPress ‘Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados’

WordPress é o mais comumente usado CMS para sites. É baseado em PHP e os dados do site são armazenados em um banco de dados MySQL, cujos detalhes são mencionados no arquivo de configuração.

Como as informações são armazenadas em um banco de dados MySQL, é comum encontrar erros relacionados ao banco de dados durante a instalação, migração, atualização ou navegação ocasional do site WP.

Como corrigir a mensagem ‘Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados’ do WordPress

Se você notar a mensagem “Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados” do WordPress em seu site, pode ser devido a uma série de razões. Hoje vamos discutir as 3 principais causas e ver como corrigi-los.

1. Detalhes incorretos no arquivo de configuração do WordPress

WordPress armazena os detalhes, como o URL, permalinks, detalhes de conta de usuário, postagens de blog, categorias, etc em um banco de dados, que é especificado no arquivo de configuração.

Durante a instalação do WordPress, esses parâmetros de banco de dados a seguir são fornecidos pelo usuário e o WordPress o armazena no arquivo de configuração ‘wp-config.php’.

Nome do banco de dados - nome do banco de dados usado pelo WordPress

Nome de usuário do banco de dados - nome do usuário do MySQL usado para acessar o banco de dados

Senha do banco de dados - senha do usuário usada para acessar o banco de dados

Host de banco de dados - nome do host do servidor de banco de dados, geralmente localhost

Para que uma conexão de banco de dados seja estabelecida, esses parâmetros devem estar corretos e devem funcionar bem.

 

Erro do WordPress estabelecendo conexão com o banco de dados Credenciais do banco de dados MySQL

Credenciais de banco de dados MySQL na configuração do WordPress

 

O usuário MySQL deve ser capaz de se conectar ao servidor de banco de dados com a senha fornecida, e o usuário deve ter privilégios adequados para acessar o banco de dados.

Somente se todas essas condições forem atendidas, a conexão do banco de dados seria devidamente estabelecida eo WordPress seria capaz de buscar informações do banco de dados.

Se houver qualquer problema de estabelecer a conexão do banco de dados durante qualquer atividade do site, o site WordPress iria mostrar  a mensagem “Erro ao estabelecer conexão com o banco” .

Solução:

1. A primeira coisa a confirmar quando você vê o erro de conexão do banco de dados, é confirmar a conectividade do banco de dados. Isso pode ser feito a partir do servidor MySQL.

Obtenha as informações do arquivo wp-config.php. Use o comando ‘mysql -u usuário -p’ para se conectar. Fornecer a senha e confirme o privilégio para o usuário do banco de dados usando “usar databasename ‘ comando.

 

Erro do WordPress estabelecendo conexão de banco de dados verificar conectividade

Verificar a conectividade do banco de dados WordPress

 

Se a conexão do banco de dados for bem estabelecida, você verá um snippet como acima. Você também pode testar a conectividade de banco de dados usando a função ‘mysql_connect’ em PHP.

Se a conexão não for estabelecida, você verá um erro semelhante a “Falha na conexão: acesso negado para o usuário ‘usuário’ @ ‘localhost’ (usando senha: SIM)”. Se assim for, você precisará corrigir os detalhes do banco de dados no arquivo de configuração com os válidos e testar a conexão novamente.

2. Se o usuário não tiver privilégios suficientes para o banco de dados, conceda os direitos necessários. A mensagem de erro ” Acesso negado para o usuário ‘username’ @ ‘localhost’ para banco de dados ‘banco de dados’ ‘será mostrado na ausência de privilégios suficientes.

Você pode criar usuários do MySQL e conceder privilégios a eles a partir da seção cPanel -> ‘MySQL Databases’ ou do backend como o usuário root do MySQL.

3. Se você notar um erro, como “banco de dados desconhecido ‘db_name’ ‘ , isso significa que o banco de dados em si é inexistente e precisa ser criado em primeiro lugar.

Você pode criar o banco de dados a partir da seção cPanel -> ‘MySQL Databases’ ou do backend como o usuário root do MySQL. Confirme também que o nome do banco de dados fornecido no arquivo de configuração está correto.

2. Servidor MySQL não funciona

O servidor MySQL pode às vezes ficar sobrecarregado devido a picos de tráfego ou contas de usuário abusivas. Isso pode levar a problemas de conectividade ou servidor de banco de dados inacessível.

Especialmente, se você tem sites do WordPress em execução em um servidor compartilhado com várias contas, pode haver chances de problemas de conectividade de banco de dados acontecendo nas horas de pico.

Se o servidor de banco de dados estiver tendo problemas, as mensagens de erro mostradas podem ser “Nenhum host como esse é conhecido”, “Servidor MySQL não está acessível”, “Uma tentativa de conexão falhou”, etc.

Solução: 

Para verificar se o servidor MySQL está sendo executado e acessível, conecte-se ao MySQL usando o comando ‘mysql’ e verifique o status do serviço eo uptime.

MySQL ‘lista de processos’ mostra a lista de processos e consultas em execução no MySQL. Examiná-lo por muitas conexões simultâneas, irá revelar se há algum abuso ou ataque acontecendo.

 

Erro de wordpress que estabelece a lista de processo de conexão de banco de dados

Verificação da lista de processos do MySQL

 

Otimizando o arquivo de configuração do serviço MySQL e ajustando as configurações são feitas para garantir que a carga do MySQL está sempre dentro dos limites eo serviço não é interrompido. O número de conexões de banco de dados pode ser limitado no arquivo de configuração.

Para websites de alto tráfego, configuramos soluções como replicação e clustering para garantir alta disponibilidade para os servidores de banco de dados. Para saber mais sobre qual solução HA adapte ao seu negócio, leia o nosso post sobre ‘mysql soluções de alta disponibilidade’ .

3. Corromper banco de dados e arquivos

Erros de conexão de banco de dados no WordPress pode acontecer devido a banco de dados corrompido ou arquivos também. Quando os bancos de dados ficam corrompidos, eles precisam ser reparados, para que o site funcione bem.

Se você vir um erro como “uma ou mais tabelas de banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado “, então você precisa para reparar o banco de dados.

Solução:

WordPress tem um recurso para reparar o banco de dados. Para ativar este modo de reparo, adicione esta linha no arquivo ‘wp-admin.php’.

define( 'WP_ALLOW_REPAIR', true );

Uma vez que este ajuste é feito, acessar a URL http://www.yoursite.com/wp-admin/maint/repair.php . Ele irá apresentar uma página para ‘Repair Database’.

Erro do WordPress estabelecendo conexão de banco de dados - banco de dados de reparo

Reparar o banco de dados no WordPress

 

Depois de reparar o banco de dados, o modo de reparo deve ser desligado, por razões de segurança, como qualquer um pode acessá-lo e manipular o banco de dados.

Agora, tente atualizar seu site e limpe o cache do navegador. O erro de conexão de banco de dados seria ido agora eo site carregaria muito bem.

Os reparos de banco de dados podem ser feitos do backend do MySQL ou via PhpMyAdmin com a opção ‘Repair Table’ para as tabelas do banco de dados.

Para resumir

Mudanças de banco de dados e arquivo deve ser feito com extrema cautela, como um erro bobo pode levar a um site caiu e tempo de inatividade do negócio.

Certifique-se sempre de que o backup do banco de dados e arquivos do WordPress é feito antes de fazer qualquer alteração, como uma medida de segurança pró-ativa.

Existem muitos plugins do WordPress, como plugins de cache, que visam otimizar os sites do WordPress. Mas, se não for instalado sem validá-los adequadamente, esses plugins podem acabar falhando no site.

Erros de banco de dados WordPress também pode acontecer devido a outras razões, como configuração incorreta ‘siteurl’ no banco de dados ou permissões insuficientes para os arquivos de dados.

Se nada funcionar, você teria que restaurar os arquivos e bancos de dados do site dos backups disponíveis recentemente e testar se o site está funcionando corretamente.

Na EmanuelSites, nossas soluções de monitoramento, otimização e HA 24/7 nos ajudam a garantir que os sites de nossos clientes não sejam afetados por erros de banco de dados ou tempo de inatividade.

Se você gostaria de ter um website em wordpress, nós estaríamos  felizes em falar com você .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *