Como impedir que o aviso do tamanho do disco afete seus servidores de hospedagem

O sistema de arquivos “/” montado em “/” atingiu o status “crítico” porque atualmente você usa 94,01% de seus blocos disponíveis.
Uso do Bloco de Disco: Usado: 46.98 GB Disponível: 2.99 GB Total: 49.98 GB

Hoje, veremos como lidar com mensagens de “aviso de tamanho de disco” no servidor e como evitar que elas aconteçam novamente.

Por que você não deve ignorar os e-mails de “alerta de tamanho do disco”

O principal motivo para os avisos de tamanho do disco é o particionamento inadequado feito nos servidores durante o tempo de configuração inicial. Idealmente, a pasta de origem e o local de backup devem ser montados em diferentes partições.

Mas em muitos servidores esta metodologia de particionamento ideal não é seguida, fazendo com que o espaço em disco seja preenchido facilmente. O tamanho do disco pode ser preenchido devido a vários motivos, tais como:

  1. Backups não montados em uma partição diferente e não girados periodicamente
  2. Pastas iniciais de contas de usuário não montadas separadamente e preenchidas com arquivos de usuário
  3. Qualquer aplicativo no servidor que gere muitos arquivos de despejo do núcleo ou registros enormes
  4. Os e-mails não são baixados corretamente ou a fila de e-mail é preenchida devido ao spam
  5. Se o diretório de dados do serviço MySQL não for montado separadamente e os bancos de dados crescerem em tamanho

Se a partição ‘/’ ficar sem espaço em disco, isso pode causar que muitos aplicativos sejam afetados e, eventualmente, podem falhar o servidor também. Portanto, manter espaço em disco adequado em / é muito importante nos servidores.

Como evitar emails de “tamanho de disco”

A primeira e a mais importante coisa que fazemos quando encontramos um “aviso de tamanho de disco”, é investigar o motivo do baixo espaço em disco. Com nossas verificações detalhadas, identificamos a pasta ou o arquivo com problemas.

Algumas das áreas de problemas comuns relacionadas à questão do espaço em disco que encontramos, são:

  1. Backups não configurados à direita – local de backup se escolhido como ‘/’ e o nível de retenção estiver alto, pode fazer com que a pasta ‘/’ seja preenchida facilmente. A solução ideal que fazemos aqui é montar a localização de backup em uma partição diferente ou servidor externo e periodicamente rote-a para evitar que o espaço em disco seja preenchido.
  2. A pasta Home está preenchida – Se a pasta ‘casa’ não for montada separadamente, os fatores cumulativos, como usuários não baixando correios corretamente ou os dados do usuário que enchem o espaço disponível, podem causar avisos de tamanho do disco. Nós lidamos com essas situações removendo arquivos indesejados ou adicionando outro disco e criando uma nova partição doméstica e movendo algumas contas lá.
  3. Outros arquivos de log de aplicativos ou arquivos de despejo de núcleo – Alguns arquivos ocultos ou arquivos de aplicativos podem acabar preenchendo espaço em / pasta, que investigamos e corrigimos para evitar um problema de espaço em disco.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *