Como corrigir o erro de banco de dados de atualização do clamav

ClamAV é um programa de digitalização de e-mail de código aberto que possui um mecanismo antivírus para detectar trojans, vírus, malware e outras ameaças maliciosas em e-mails. O ClamAV geralmente é integrado juntamente com servidores de correio populares, como o Exim.

AVISO: a atualização do banco de dados do clamav está desabilitada; veja
‘/ etc / sysconfig / freshclam’
para obter informações sobre como ativar a atualização periódica resp.

ClamAV armazena as definições de vírus em seu banco de dados, que é usado para combinar e filtrar vírus. Este banco de dados é mantido atualizado usando uma ferramenta chamada ‘ freshclam’ , que verifica periodicamente novas versões do banco de dados e mantém o banco de dados atualizado.

Quando esta atualização do banco de dados clamav está desativada no servidor ou não funciona bem, o cliente obterá a mensagem de aviso acima.

Como corrigir o erro de banco de dados de atualização do clamav

O banco de dados de vírus geralmente é atualizado muitas vezes por semana e o servidor verifica a atualização no banco de dados a cada hora. Isso é configurado configurando trabalhos cron no servidor.

Se esta atualização não estiver ativada, isso pode causar erros. Por padrão, a atualização do newclam está desabilitada como medida de segurança para evitar o acesso à rede sem ativação prévia.

Para ativar a atualização do newclam, removemos a última linha (REMOVE ME) do arquivo de configuração ‘/ etc / sysconfig / freshclam’.

# vi / etc / sysconfig / freshclam
## 'disabled-warn' ... desativa a atualização automática do freshclam e
## dá um aviso
## 'disabled' ... desabilita o freshclam automático silenciosamente
# FRESHCLAM_DELAY =
### !!!!! ME REMOVA !!!!!!
### REMOVE ME: Por padrão, a atualização newclam está desativada para evitar
### REMOVE ME: acesso à rede sem ativação prévia
FRESHCLAM_DELAY = desabilitado-avise # REMOVE ME

 

Isso permitiu a atualização ‘freshclam’ no servidor. Depois de executar manualmente a atualização uma vez, configuramos um trabalho cron para executá-la todas as horas para atualizar a base de dados ClamAV.

Em servidores onde há servidores de correio ocupados, atualizar o banco de dados ClamAV a cada hora pode adicionar à sobrecarga do servidor. Nesses casos, a freqüência do trabalho cron é modificada em conformidade.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *