3 maneiras de mudar facilmente a senha de administrador do Joomla

A proteção contra senha de sites e software é vital para garantir que usuários não autorizados ou hackers não roubem ou confundam os dados confidenciais no seu site, mas somente os usuários autorizados podem acessá-lo.

No entanto, durante certos cenários, como atualizações de segurança, bloqueios de conta ou hacks, perda ou esquecimento da senha, etc., até mesmo os usuários válidos podem não conseguir acessar suas contas com as credenciais de login disponíveis.

Em tais casos, redefinições de senha são inevitáveis ​​para o software do site. Se o seu site executa o software Joomla, você pode alterar a senha de administrador de diferentes maneiras, dependendo do nível de acesso ao servidor que você tem.

Hoje vamos ver como alterar a senha de administrador do Joomla a partir do painel de administração e do banco de dados, com etapas simples.

Como alterar a senha de administrador do Joomla do site backend

O Joomla tem uma conta de usuário de administrador, que pode ser usada para gerenciar o software e outras contas de usuário nele. Este usuário administrador pode gerenciar Joomla e redefinir senhas de conta de usuário do Admin Dashboard.

Para redefinir a senha de contas de usuário, você pode fazer login no Admin Dashboard como administrador e atualizar os detalhes. Como medida de segurança, é aconselhável redefinir periodicamente as senhas das contas de usuário para as mais fortes.

Além disso, se você souber a senha de administrador atual, você pode mudar isso também deste backend de site para Joomla, com estas etapas:

  1. Entre para o back-end do seu site Joomla – http://domain.com / administrador – com o nome de usuário e senha do administrador.
  2. Sob a Usuários Menu, selecione o  usuário Super conta.
  3. Agora “Editar perfil” para o usuário admin e você pode alterar o nome de login , senhae endereço de e-mail para esta conta ‘admin’.
  4. Clique em Salvar e fechar. Agora você pode fazer logout e fazer login na interface de administração com a senha recém-definida.

 

Alterar a senha de administrador do Joomla

Alterar a senha de administrador do Joomla

 

As senhas de usuário também podem ser redefinidas com o link “Senha perdida” no site do Joomla. Mas as coisas podem não ser tão fácil o tempo todo. Talvez haja casos em que você esqueceu a senha de administrador ou a conta é invadida e você não consegue acessá-la com a senha.

Não é possível alterar a senha de administração do Joomla com um ‘ Esqueceu a senha link’, ao contrário de outras contas de usuário. Nesses casos, você precisará redefini-lo manualmente do banco de dados.

Aqui, veremos os passos para alterar facilmente a senha de administrador do Joomla a partir do banco de dados.

Como alterar a senha de administrador do Joomla a partir do banco de dados

No Joomla, um banco de dados MySQL é usado para armazenar dados como artigos, menus, categorias e usuários. Para atualizar a senha no banco de dados Joomla, primeiro temos que identificar o nome do banco de dados para a instalação específica.

No diretório de instalação do Joomla, localize o arquivo ” configuration.php “. Este arquivo define as configurações do Joomla e contém os detalhes do banco de dados MySQL para Joomla e seu nome de usuário e senha.

 

Change joomla admin password - arquivo de configuração

Arquivo de configuração do Joomla

 

Encontrar o nome do banco dão para a entrada ” $ db “. Acesse o servidor MySQL do backend depois de se conectar ao servidor via SSH. No prompt ‘mysql’, escolha este banco de dados usando o comando:

Mysql> use database-name

Verifique a entrada para o usuário ‘admin’ na tabela de banco de dados ‘ * _users ‘. Ele irá exibir o id, nome de usuário, senha, e-mail, etc para o usuário admin.

Mysql> select * from * _users onde username = 'admin';

Mas a senha exibida seria no formato MD5, que é um formulário criptografado. Portanto, teríamos que redefinir a senha para uma nova e forte.

Para atualizar a senha para o usuário admin, use o comando update:

Mysql> update * _users set password = MD5 ("nova senha") onde username = "admin";

 

Aqui está um trecho dos passos acima para alterar a senha de administrador do Joomla do banco de dados MySQL:

 

Alterar a senha de administrador do Joomla do banco de dados

Alterar a senha de administrador do Joomla do banco de dados

 

Isso mudará a senha de administrador do Joomla para ‘nova senha’ e agora você poderá fazer login no portal de administração usando esta senha.

Se a conta de usuário admin Joomla propriamente dita foi excluída, então é possível adicionar um super usuário inserindo uma nova linha na tabela de usuários.

Como alterar a senha de administrador do Joomla via PhpMyAdmin

A atualização da senha no banco de dados pode ser feita a partir do servidor back-end ou através da interface front-end em PhpMyAdmin para o site. Escolha o banco de dados do Joomla no painel esquerdo no PhpMyAdmin.

Ele irá listar as tabelas do banco de dados no menu suspenso. Clique na tabela para ‘usuários’. As entradas na tabela de usuários serão exibidas no painel direito da janela.

Clique no botão ‘Editar’ na linha correspondente ao nome de usuário ‘admin’ na tabela.

 

Mudar a senha de admin joomla via PhpMyAdmin

Editar usuário administrador para Joomla no PhpMyAdmin

 

Na janela que aparece, você seria capaz de alterar a senha de administrador do Joomla. Escolha criptografia ‘MD5’ no menu suspenso e digite a nova senha no campo.

 

Alterar a senha de administrador do Joomla no banco de dados

Alterar a senha de administrador do Joomla no banco de dados

 

Clique em ‘Ir’ na parte inferior da página e confirme se a senha foi atualizada com êxito:

 

Alterar a senha de administrador do Joomla - phpmyadmin

Verifique as alterações feitas para a senha de administrador do Joomla

 

Agora você pode acessar sua conta de administrador do Joomla com a nova senha que foi definida.

Em resumo..

Hoje nós vimos as diferentes maneiras pelas quais você pode alterar a senha de administrador do Joomla – de front-end e back-end. Também é possível alterar o super usuário editando o arquivo ‘configuration.php’ no diretório raiz do Joomla.

Antes de fazer qualquer banco de dados ou alterações de arquivo, sempre manter um backup do banco de dados para que ele pode ser restaurado com tempo de inatividade mínimo do site, no caso de algo der errado.

A senha que fornecemos aqui é apenas para fins de demonstração. Em seu site ao vivo, sempre escolha senhas fortes para evitar o risco de hacks.

Se você gostaria de ter um website em joomla, nós estaríamos  felizes em falar com você .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *